quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Formação de professores indígenas

I Encontro Temático Educação - Cultura Neppi Ucdb

Veja  o vídeo.

Enviado em 02/06/2011
Por Caroline Maldonado - 2011-05-31

"Nos dias 27 e 28 de maio, dois encontros realizados pelo Projeto Rede de Saberes reuniram, em Dourados, mais de 80 acadêmicos indígenas que estão interessados em aproveitar a formação acadêmica para atender às necessidades de suas comunidades. São mais de 600, os indígenas que estão nas universidades em Mato Grosso do Sul, segundo estimativa do Projeto Rede de Saberes, que trabalha diretamente com esses acadêmicos. Estes eventos fazem parte da série "Encontros Temáticos Saberes Tradicionais e Científicos", que levanta debates reunindo acadêmicos, professores e pesquisadores por áreas de conhecimento.


Educação - "Será que a escola é indígena mesmo?"

O I Encontro Temático Saberes Tradicionais e Científicos -- Educação contou com assessoria da professora Drª Judite Gonçalves Albuquerque, do Programa de Mestrado em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Respondendo a pergunta "como funciona a escola indígena?", acadêmicos e professores indígenas e não-indígenas levantaram um debate questionando a diferença da escola indígena. O acadêmico da Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Enoque Batista relatou sua experiência convidando os demais a repensar a escola. "Será que esse processo, essa junção, esse conjunto que eu tenho conhecimento dentro da universidade e os conhecimentos indígenas vai ser diferente dentro da escola indígena? Será que isso é uma escola diferenciada? Uma coisa que sempre eu penso é para mudar, será que eu mudo essa escola ou o que eu estou fazendo na área da educação indígena?", questionou. Além da Licenciatura Indígena participaram acadêmicos de Geografia, Física, Letras, História, Matemática, Engenharia Ambiental e Direito."

Formação de professores indígenas


O que não tem no livro didático. MPG - Neppi Ucdb

Veja o vídeo.

Enviado em 28/05/2011

Augusto Aquino, acadêmico de Matemática da UEMS.
Por Caroline Maldonado - 2011-05-31


Diálogos Indígenas - UFOPA na Mídia


Formação de professores Indígenas 

Leia uma reportagem na Revista Nova Escola